29/08/2014 11:19

Parabéns, bancários! - O dia foi de comemoração e também de luta!

undefined

Foi num dia 28 de agosto, no ano de 1951, que os bancários de São Paulo iniciaram uma das mais longas e vitoriosas greves por melhoria de salário e condições de trabalho da história da categoria. Após 69 dias de paralisação, a Justiça concedeu reajuste de 31% e os bancários e bancárias voltaram ao trabalho. De lá para cá muitas manifestações e paralisações garantiram outros direitos da categoria, como a redução da jornada de trabalho, piso salarial, PLR e outros. É por isso que, além de comemorar hoje é um dia para se refletir sobre as conquistas e planejar o futuro.
As instituições bancárias figuram entre as mais ricas do mundo, entretanto, as condições de trabalho ainda deixam muito a desejar. É necessário criar mais empregos, melhorar a segurança nas agências, garantir a igualdade de direito entre trabalhadores, extinguir as metas abusivas, que contribuem para o adoecimento dos bancários entre outras demandas.
Não existe vitória sem luta e foi graças à organização de bancários e bancárias de todo o Brasil que a categoria teve inúmeros direitos garantidos.

Negociação da campanha salarial 2014
 
Ontem o Comando Nacional se reuniu com a Fenaban para o segundo dia da segunda rodada de negociações, sobre o tema Igualdade de Oportunidades. Hoje, 29, é a vez do Comando se reunir com a Caixa Econômica Federal, em Brasília, para a segunda rodada de negociação específica, para tratar da Funcef, aposentados, isonomia, segurança bancária e terceirizações. Na Câmara dos Deputados acontece hoje uma sessão solene às 15h para homenagear os bancários e bancárias do Brasil.
“A APCEF/BA parabeniza cada um dos seus associados e associadas e demais colegas bancários pelo Dia e se orgulha bastante de fazer parte da história de lutas e conquistas da categoria. É pelo fortalecimento da classe que trabalhamos diariamente. A comemoração do dia dos bancários é justamente para lembrar a data que ficou marcada na história como o dia que a mobilização e organização de uma categoria conseguiram arrancar suas conquistas dos patrões”, enfatizou o presidente da APCEF/BA, Daniel Azeredo.
Viva o Dia do Bancário!
 
 
 
                                                                                                                        Comunicação APCEF/BA

Compartilhe