04/10/2019 19:16

''Gostinho de quero mais'' define término do Curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos na APCEF/BA

ultimo-dia-curso-gastronomia-apcef-ba-fenae.jpeg

Tão saboroso quanto os pratos feitos nesses dias, o curso presencial de Gastronomia e Harmonização de Vinhos realizado pela Fenae e APCEF/BA através da Rede do Conhecimento terminou nesta quinta-feira (3), em Salvador, com um "gostinho de quero mais". Textura, instensidade, sabores, produção e aromas tomaram conta da primeira edição do curso aqui na Bahia, que caiu no gosto dos participantes. 

Nesses quatro dias de aprendizado, os alunos executaram pratos, acompanharam demonstrações dos professores, receberam dicas de como escolher os melhores ingredientes, além de como escolher o melhor vinho para uma harmonização perfeita. No comando, os Chefs Henrique Salsano e Pablo André. 

O associado José Roberto Vaz ficou surpreso com o curso e o definiu como fabuloso. "Esperava aulas com pouca prática e muita teoria. Os Chefs e Denise foram acima da expectativa, tanto no conhecimento como na habilidade e organização. Com a didática impecável e uma paciência incrível, não deixavam nenhuma pergunta sem resposta. Os pratos muito bem executados nos fizeram seguir à risca o nosso trabalho. A degustação digna dos deuses, regada a vinho e explicações extra-aula. Realmente fiquei encantado. Estou curioso com as próximas edições e como a APCEF e a FENAE vão fazer para se superarem", afirmou. Abraços!

O presidente da APCEF/BA, Daniel Azeredo, falou da satisfação de receber o curso aqui na Bahia.  "Nós da APCEF/BA e da FENAE agradecemos aos associados que participaram do curso e fazemos questão de ressaltar que essa interação só foi possível devido ao comprometimento de todos os envolvidos".

Por fim, o chef Henrique Salsano agradeceu a todos. "Fico muito feliz que o curso tenha agradado", concluiu.

Confira as fotos do curso!

Confira as avaliações dos alunos:

Álvaro Queirós: "Muito bom o curso. Bem estruturado didaticamente e com os instrutores executando a proposta com maestria. Achei interessante ouvir na segunda-feira pessoas comentando que não era a proposta de curso que estavam esperando, mas como essas pessoas permaneceram até o final assimilaram e gostaram do que viram. Parabéns a todos!"

Ana Carolina Dávila: "O curso pra mim foi uma ótima oportunidade de aprender alguns truques de culinária, harmonizar vinhos e comidas, sair da rotina de trabalho-casa, oportunidade de estar com os colegas num ambiente fora do trabalho e experimentar os pratos deliciosos que os chefs nos ensinaram. Adorei!"

Ana Lúcia Silva Xavier: "Quero parabenizar a nossa APCEF pela iniciativa desse evento. Produção bacana, uma excelente logística que tornou possível o aprendizado e descobertas iniciais no mundo da gastronomia. Henrique e Pablo deram show com didática, expertise e simpatia. Foi um Sucesso!"

Antônio Carlos Gonçalves: “Gostaria de parabenizar a FENAE/APCEF/BA pelo curso. Com certeza despertou em muitos participantes o interesse pela Gastronomia. Toda a estrutura de qualidade, bons instrutores, o local bem equipado e bem localizado, além do suporte da equipe da APCEF/BA. Espero que venham outros cursos para os associados.”

Chandra de Carvalho Laserre Martinez: Achei o máximo! Tanto pela iniciativa em si, que estimula nossa saída da rotina, experimentar áreas novas, como pelo excelente custo benefício, e qualidade e variedade de assuntos em tão pouco tempo. Achei sensacional, deveriam expandir e criar um módulo dois, e fazer versões presenciais de tantos cursos da rede do conhecimento quanto forem possíveis.

Djalita Magalhães Silva Dantas: "Maravilhoso o curso. Estão todos de parabéns: APCEF/BA, Henrique, Pablo, Denise, Marcelo e os alunos, que ávidos pelo conhecimento tornaram a experiência inesquecível".

Eliana Figueiredo Borges: "Obrigada a todos pela oportunidade desses momentos maravilhosos".

Faez Assemany Stanchi: O Evento foi Fantástico. Estou muito feliz por ter participado. Os Chefs são muito talentosos e têm uma didática fenomenal. Parabéns à FENAE e à APCEF/BA. Antes do evento eu me limitava apenas a fazer ovo mexido. Hoje vejo a Gastronomia e a cozinha com outros olhos.

Greice Helena: Foi muito bom! A APCEF/BA está de parabéns pela iniciativa.

Inajara Fernandes: "Extremamente feliz com a oportunidade de participar de um curso como esse! Iniciando nesse mundo mágico da gastronomia, gostaria de agradecer à APCEF por me proporcionar uma experiência ímpar. Agradeço também aos mestres, que traduziram a linguagem da culinária, antes obscura, em algo prazeroso e muito saboroso. Muito obrigada!"

Isabel Vaz: “Foi uma grata surpresa pois superou a minha expectativa. Pensei que fosse um curso teórico e achei muito interessante “colocar a mão na massa”. A competência e a disponibilidade dos chefes e de Denise fizeram parecer fácil o que nos foi transmitido. Fica aqui também o meu reconhecimento ao suporte de Marcelo. Obrigada Apcef e Fenae e que venham outros cursos.”

José Roberto Vaz:  “Fiquei muito surpreso com o curso, pois esperava aulas com pouca prática e muita teoria. Fabuloso é o nome que dou ao curso. Os Chefes e Denise foram acima da expectativa, tanto no conhecimento como na habilidade e organização. Com a didática impecável e uma paciência incrível, não deixavam nenhuma pergunta sem resposta. Os pratos muito bem executados nos fizeram seguir à risca o nosso trabalho. A degustação digna dos deuses, regada a vinho e explicações extra aula. Realmente fiquei encantado. Estou curioso com as próximas edições e como a APCEF e a FENAE vão fazer para se superarem. Abraços!

José Humberto: O curso foi excelente. A Gastronomia é bem mais ampla, porém o curso projetou noções básicas de cocção, manuseio de alimentos e equipamentos, harmonização de sabores e vinhos. Foi muito proveitoso. Fica a sugestão para uma segunda edição, quem sabe com variação para um dia de comida Japonesa, outro para comida Italiana, outro para churrasco e grelhados etc.

Josenaide Oliveira Portela: O curso foi maravilhoso. Estou com gostinho de quero mais!

José Barreto: "Faço das palavras de Graça as minhas, apenas acrescentando os agradecimentos a Daniel, John e uma menção honrosa a queridíssima Jeane. Tudo fantástico!".

Luís Ariel: Parabéns a todos os envolvidos na organização e obrigado a todos pela convivência. Grande abraço!

Maria da Graça de Santana: "Parabéns a Henrique, Pablo e Denise pelo banho de conhecimento que nos proporcionaram. Parabéns a Marcelo pelo apoio constante e também à Apcef pelo evento e às meninas Gisele e companhia que tornaram esse evento bastante prazeroso".

Maria Eleni: A APCEF/BA está de parabéns. O curso foi muito bem estruturado, os mestres transmitiram de uma forma clara e houve entrosamento entre os colegas. A recepção foi calorosa por todos da Apcef. Gostei muito.

Mônica Goes: "Curso maravilhoso! Parabéns a todos da APCEF e aos mestres! Foi muito boa a experiência e o convívio com todos. Que venham outros. Muito obrigada."

Tetsmara Junqueira Ledo: “Achei muito proveitoso. Foi um curso com dicas primordiais para a base de qualquer culinária. Os chefes sempre muito seguros do conteúdo.Tudo muito organizado. A equipe da Apcef arrasou!”

Victor Luiz Teixeira de Oliveira: “O curso foi sensacional! Super aprovado. Foi uma experiência muito boa e o espaço Umami também é super estruturado. Foi tudo ótimo!

Walquiria Antônia Lemos Pacheco: "O curso foi organizado de maneira que qualquer pessoa, mesmo aquelas sem nenhum conhecimento sobre o assunto, pudesse participar e assimilar os ensinamentos.
Os professores, além da capacidade profissional foram extremamente simpáticos, zelosos na escolha do material usado, cuidando de cada detalhe. Usaram uma linguagem simples na transmissão das informações - verdadeiros facilitadores. Sem falar nos deliciosos pratos. Nota 10 para cada um deles.  Nota 10 também para a equipe da APCEF, que com muita responsabilidade, presteza, atenção, carinho, etc. soube conduzir o evento e deixá-lo agradabilíssimo.
A carga horária muito boa. Sobre os colegas que participaram, só tenho a agradecer toda a energia, carinho, atenção, cumplicidade. Formamos um verdadeiro time vencedor. O espaço muito acolhedor. Mas, o mais importante de tudo que aconteceu no evento, foi o DESPERTAR. Com segurança, posso afirmar que dali surgiu um norte para alguns colegas, que perceberam que existe vida possível fora da Caixa. Espero, sinceramente, que o evento se repita para que outros colegas também possam participar dessa experiência impar. Obrigada! Ah! E o investimento pessoal foi irrisório."

Compartilhe