APCEF Bahia participa do 40º Conecef e defende tolerância zero a violência e assédio
A APCEF Bahia marcou presença no 40º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), realizado nesta quinta-feira (21), em Brasília. A entidade foi representada pelo vice-presidente Alécio Alves, pelo diretor do Conselho Deliberativo Valbert Lopes, pela diretora de Aposentados Danusia Maria, pela conselheira fiscal Karem Guimarães e pelo secretário-geral Érico Jesus, que acompanharam a abertura do evento, onde houve a leitura do manifesto por “Tolerância zero para casos de violência e assédio”, iniciativa da Contraf-CUT, do Comando Nacional dos Bancários, Federações e Sindicatos.
O documento reforça que todas as atividades, eventos e reuniões do movimento sindical devem ser ambientes seguros, baseados no respeito, na justiça e na equidade, não sendo tolerada nenhuma forma de violência ou assédio.
Para o vice-presidente da APCEF Bahia, Alécio Alves, a iniciativa reafirma valores fundamentais para o movimento associativo:
“A presença da APCEF Bahia neste debate é, antes de tudo, um compromisso público com a defesa de espaços livres de violência e assédio. É nosso dever coletivo garantir ambientes de respeito e acolhimento, onde a diversidade seja valorizada e onde cada pessoa possa se sentir segura para contribuir. Esse pacto fortalece não apenas o Conecef, mas todo o nosso movimento.”
O manifesto, aprovado logo na abertura do Congresso, ressalta ainda que cabe às entidades sindicais e associativas investigar e agir diante de qualquer denúncia, assegurando proteção e justiça às pessoas envolvidas.
A participação da APCEF Bahia reforça o papel ativo da entidade no fortalecimento de uma cultura de respeito e no engajamento pela construção de espaços democráticos e inclusivos para todos os empregados e empregadas da Caixa.