01/10/2019 11:33

Apcef/BA estreia curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos

gastronomia-BA.jpg

Intensidade e produção marcaram o primeiro dia do Curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos, na noite desta terça-feira (30), no Umami Gourmet, em Salvador. As aulas são promovidas pela Rede do Conhecimento, uma parceria entre a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal da Bahia (Apcef/BA). O curso, acontece até a próxima quinta-feira (03). 

Durante as aulas, os alunos executaram pratos, acompanharam demonstrações dos professores e dicas de como escolher os melhores ingredientes. Nos próximos dias, eles irão descobrir como escolher o melhor vinho para uma harmonização perfeita. A primeira aula foi comandada pelos chefs Henrique Salsano e Pablo André. Foi desenvolvido o seguinte Cardápio: Entrada: Caldo Curto; Prato principal: Ratatouille. E sobremesa: Morango com calda de Chantilly. 

Segundo Salsano as aulas visam mudar a relação do aluno com o alimento, algo importante nos dias atuais. “Mais do que eles saírem daqui sabendo cozinhar é mudar a relação com o alimento e o que o alimento proporciona de melhor. Saber qual a origem do que você come, o que você coloca no prato e por quais processos ele passou é importante e impacta toda sua volta”, afirma. 

O presidente da Apcef/BA, Daniel Azeredo, falou da satisfação em receber as aulas na Bahia. “Estamos com mais de 30 inscritos no curso. Estamos recebemos os inscritos com toda riqueza apresentada pelo curso. É um grande evento que só é possível com o apoio da Fenae e que não poderia acontecer sem a Rede de Conhecimento, uma ferramenta maravilhosa de uso de todos os associados do Brasil”, afirmou. 

De acordo com a aposentada, Elizabeth Meneses, o curso é uma importante iniciativa e uma oportunidade de encontrar os amigos. “Estou gostando e achei uma iniciativa muito boa da Fenae e da Apcef/BA. Isso porque estamos fazendo este curso com colegas, o que une ainda mais o pessoal e, como a gastronomia está no auge, é muito bom e todo mundo está aproveitando bem a oportunidade”, ressaltou.   

Aulas virtuais de gastronomia 

Estão disponíveis na Rede do Conhecimento os cursos de cozinha básica, avançada e criativa, os quais levam ao de carnes; harmonização e degustação; introdução ao mundo dos vinhos e, ao mais recente do grupo, o de sobremesas para confeiteiros, que veio complementar o pacote para os amantes da gastronomia ou para quem está se aproximando desse universo de sabores e práticas. 

Os módulos comandados pelo professor Henrique Salsano, por exemplo, estão com 2.175 alunos inscritos no de Cozinha Básica e 1.163 no de Cozinha Avançada: carnes. Opções como as desta área, prometem dar uma reforçada no desenvolvimento pessoal do associado, além de disponibilizar aqueles mais necessários em termos de atualização bancária. A Rede também promove cursos presenciais para as certificações bancárias e o Inspira Fenae, voltados para o associado Fenae/Apcef.

Compartilhe