26/06/2019 20:00

APCEF/BA e Fenae entregam 250 livros paradidáticos para projeto sociocultural no bairro de Valéria

DSC_0172.JPG

Quando o carro da APCEF/BA estacionou, nesta quarta-feira (26), em frente ao local onde é desenvolvido o Projeto Sociocultural Arte Sem Fronteiras (ASF), no bairro de Valéria, em Salvador, crianças e adolescentes com olhos curiosos tentavam entender o que estava acontecendo. A abertura da mala apresentou a surpresa: a entrega de 250 livros paradidáticos para aquela instituição.

O que para alguns é uma surpresa, para a designer de modas e criadora do projeto, Ester Barros, 49 anos, é uma conquista. Ela já tinha até reservado o espaço para colocar os livros. A falta de recurso para manter as ações que desenvolve há 10 anos impulsionou a inscrição no Programa Eu Faço Cultura, que possibilitou a participação da entidade no Projeto Biblioteca Renovada - realizado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), através das doações dos empregados Caixa, que fazem a destinação do imposto de renda por meio da Lei Rouanet. 

"Minha palavra de hoje é gratidão, porque tudo isso é um presente para a gente! Como não temos recursos, qualquer coisa que chega é muito bom, mas, neste caso, não é qualquer coisa, são livros de qualidade. Vai complementar ainda mais nossas atividades",disse ela. A entrega dos exemplares foi realizada pelo vice-presidente da APCEF/BA, John Ralph, e pela diretora de sede, Jeane Guerra. "Num país com tantas desigualdades ver que podemos ajudar pessoas através do incentivo à leitura, em especial crianças e adolescentes, é algo que não tem preço. A gente até se emociona, pois sabe que aqui está o futuro do nosso país", afirmou John. 

Durante a entrega, os jovens abriram as caixas dos livros e escolhiam os que achavam interessante. Com títulos de autores como Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Carlos Drummond, por exemplo, o vislumbre com as cores e letras só reforçou ainda mais que a pouca leitura é, na verdade, resultado da falta de incentivo.

Conheça o projeto

O Projeto Sociocultural Arte Sem Fronteiras desenvolve atividades que misturam artesanato, costura, moda, atividade física e esportes para crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos. Dentro do projeto são desenvolvidas diversas ações integradas, como o Judô Social, Mulheres Criativas em Ação e a Creche da Melhor Idade. Além do bairro de Valéria, a associação tem polos nos bairros de Monte Serrat, São Caetano e Águas Claras. No total, 300 pessoas são beneficiadas pelo projeto de crianças a idosos.

Ajude a manter essa ação!

Todas as ações realizadas pelo ASF são gratuitas e feitas de forma voluntária, sem fins lucrativos. Além disso, beneficiam diversas comunidades e pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social. Para apoiar o projeto, entre em contato com os telefones (71) 98107-1800 / (71) 98896-9635 ou através do e-mail: estrelabarros27@yahoo.com.br.

Confira aqui as fotos da entrega dos livros.

 

Compartilhe