31/08/2015 10:42

Exercício simulado de abandono de edifício é realizado com sucesso

undefined

O primeiro treinamento de abandono de unidade bancária já realizado na Bahia foi um sucesso. A atividade, que foi organizada pela GIPES/SA e GILOG/BA e teve o apoio da APCEF/BA, foi feita na última quinta-feira (27) no edifício 2 de Julho, em Salvador. 70 empregados brigadistas participaram do exercício, acompanhando homens do Corpo de Bombeiros da Bahia. Os 19 andares e cinco pavimentos de subsolo do edifício foram abandonados pelos empregados em 10 minutos, tempo que, segundo o engenheiro de segurança da GIPES/SA, Ary Silva, foi muito bom. “Os brigadistas conduziram todos em segurança e, em 10 minutos, desocupamos os 19 andares e 5 subsolos. Realmente foi um sucesso esse exercício. A ideia é que nos próximos a gente consiga estabelecer uma meta mais baixa porque quanto mais rápido se der o abandono do edifício é sinal de que os brigadistas estão conseguindo fazer o trabalho de forma mais eficiente”, disse.
O exercício simulado é uma atividade prevista na legislação e deve ser feita no mínimo uma vez por ano. Todos os prédios devem preparar os empregados em caso de sinistro. Antes do simulado, os organizadores abriram inscrições para que empregados se voluntariassem como brigadistas. Os 80 inscritos foram encaminhados para treinamento interno, onde aprenderam a manusear extintores e outros procedimentos em caso de incêndios e sinistros. Só após esse treinamento, foi marcada uma data para o exercício. Para o vice presidente da APCEF/BA, John Ralph, que participou da atividade, o resultado foi muito positivo. “Nós recebemos muitos elogios dos colegas que participaram do simulado e a nossa Brigada fez um trabalho muito eficiente. Por ser a primeira vez que esse tipo de exercício é feito na Bahia e pelo tempo que conseguiram abandonar o prédio nós podemos dizer que estão todos de parabéns”, afirmou.
O engenheiro Ary Silva explicou que os próximos exercícios serão feitos de surpresa. Por simularem situações que são imprevistas, o objetivo é que todos os empregados estejam preparados em caso de necessidade. “Nesse primeiro nós informamos o dia e a hora, então todos estavam sabendo que no dia 27, às 14 horas, o alarme soaria. Para o segundo simulado iremos informar apenas o dia e no terceiro não informaremos nem o dia e nem a hora”. Com o sucesso do exercício, Ary espera que mais empregados se juntem à Brigada de Incêndios. “A gente espera que a partir desse exercício mais colegas se agreguem ao grupo. Esperamos que os 70 brigadistas do edifício 2 de Julho se transformem em, pelo menos,100 para que possamos aumentar ainda mais a segurança dos empregados caso algum sinistro aconteça”, finalizou. 

 

                                                                                                     Comunicação APCEF/BA

Compartilhe